Como adquirir um veículo de leilão em 2020. O que preciso saber?

Saiba como adquirir um veículo de leilão e conseguir fazer um bom negócio!

Seja para uso próprio ou com o objetivo de revender carros e motos.

Um dos fatores que mais chamam a atenção em um leilão de veículos é a possibilidade de adquirir um bom carro, por exemplo, por um preço abaixo do mercado.

Mas é muito importante aprender mais sobre esse assunto, porque como diz aquele velho ditado “o barato pode sair caro”, principalmente pela falta de conhecimento para participar de uma compra como essa.

Basicamente é possível adquirir um veículo de leilão de três formas: leilão de montadora, que é organizado pelos próprios fabricantes de carro; leilão de recuperação financeira, que geralmente acontece quando o ex proprietário deixa de pagar as parcelas do financiamento; leilão de seguradora, que são veículos que sofreram algum sinistro ou foram recuperados de furtos e roubos; e por fim o leilão do Detran, que são os veículos apreendidos por alguma irregularidade.

Pode ser que você também goste:

ANÚNCIO

Como regularizar uma moto de leilão? O que preciso saber?

Leilão de carro apreendido 2020: Como funciona?

Vale a pena comprar veículo de leilão? Conheça os prós e os contras

Veja como adquirir um veículo de leilão

Como adquirir um veículo de leilão

Para entender melhor como adquirir um veículo de leilão, é preciso saber primeiro que veículos são esses. Esses veículos podem ser carros, motos ou até mesmo caminhões e barcos. O segundo passo é saber quando vai ter um leilão na sua cidade ou região e é possível ficar por dentro dessa informação:

Através do site do Detran

Através do site do Detran da sua região é possível conferir se existe algum Edital de Leilão previsto ou aberto.

Através do site de leiloeiros

Existem diversos sites de leiloeiros na internet, é só procurar o da sua região e verificar se existe algum tipo de leilão acontecendo para poder participar.

Acompanhando o Notícia Brasileira

O nosso site tem o compromisso de trazer as principais informações sobre esse assunto, além de publicar os leilões que estão acontecendo pelo Brasil.

Processo para adquirir um veículo de leilão

Mas então, como realmente adquirir um veículo de leilão? Como é esse processo? É na verdade bem simples. 

Ser maior de idade

Primeiro, você deve ser maior de idade. Ou seja, deve ter pelo menos 18 anos. Além disso, deve ter documentos básicos como identidade e CPF. 

Modalidade presencial e online

Geralmente os leilões podem ser realizados de forma presencial ou online. Nesta segunda opção, as pessoas de qualquer lugar do país podem participar, mas a retirada do veículo se dá no endereço que consta no Edital de Leilão.

Efetuar os lances

Realizar um lance é bastante simples, principalmente através do leilão online. O interessado somente vai precisar se cadastrar no site do leiloeiro com as suas informações pessoais, criar um login e senha e pronto. Já vai estar apto para fazer os lances nos lotes disponíveis.

Leilão do Detran

O leilão do Detran é um dos mais famosos, já que é através deste evento que muitos participantes conseguem encontram os veículos com valores bem abaixo da tabela FIPE, por exemplo.

É possível encontrar as informações do leilão no site do Detran de cada estado. Em algum lugar do site existe uma página específica somente par informações dos leilões. Assim é possível conferir quem será o leiloeiro responsável por cuidar da execução do evento, além de datas, horários e informações sobre os lotes.

Considerações

Então, agora você já foi possível entender um pouco melhor como adquirir um veículo de leilão, que basicamente é verificar o Edital de Leilão do Detran, Montadoras, Seguradoras e Financeiras (bancos).

Com as informações de data e hora, basta comparecer no evento se este for presencial ou realizar os lances online que acontecem no site do leiloeiro.

Gostou do artigo?

Aproveite  também e nos acompanhe no Facebook e no Instagram.

* Imagem por Canva.

* Algumas informações deste artigo foram consultadas no revistaautoesporte.globo.com em maio/2020.

2 thoughts on “Como adquirir um veículo de leilão em 2020. O que preciso saber?”

Comments are closed.

Importante: Este site faz uso de cookies para que você tenha uma melhor experiência. Conheça nossa nova Política de Privacidade.
Scroll to Top