Como comprar moto usada barata: Dicas valiosas

Quem não gostaria de conseguir comprar moto usada barata?

O fato é que isso é possível sim, principalmente quando falamos sobre as motos de leilão. Ainda existem muitos mitos sobre esse assunto, mas comprar em leilão é simples e legal.

Ainda hoje algumas pessoas questionam se a moto de leilão pode rodar normalmente e outras até mesmo espalham mentiras dizendo que essas motos podem ser apreendidas numa blitz, por exemplo.

Mas essa informação está completamente equivocada, as motos de leilão podem sim voltar a rodar e possuem documentos de forma que o novo proprietário ande totalmente de acordo com a legalidade.

Mas afinal, como comprar moto usada barata?

comprar moto usada barata

Até aqui é fato que já ficou claro que as motos de leilão são uma boa opção. Praticamente todos os dias, em algum lugar do Brasil, está acontecendo um leilão de veículos.

Muitos desses leilões são feitos na modalidade online. Isso significa que participantes de qualquer lugar do país podem efetuar lances. Mas ainda assim é muito importante saber que o arrematante (comprador) é responsável pela retirada da moto do pátio, por isso será preciso ir até o local e buscar o bem.

ANÚNCIO

Dessa forma, a nossa dica é sempre participar de leilões na cidade do interessado (a) ou próximo a sua região, ainda que o evento seja na modalidade online. A menos que seja possível ir até o local e fazer a retirada da moto, sendo assim não tem problema.

Como ficar sabendo desses leilões?

Aqui no Notícia Brasileira, além de dicas para realizar um bom negócio, nós também divulgamos os principais leilões que estão acontecendo por todo o país.

Mas uma outra forma é verificar no site do Detran de cada estado p/ ver se existe algum Edital de Leilão no momento ou pesquisar diretamente no Google por “Leilão de veículos na cidade tal”.

Assim vai ser possível verificar diretamente no site dos leiloeiros se existem leilões acontecendo neste momento.

Para quem não quer perder tempo e gostaria de ser avisado sobre os leilões via e-mail, pode se cadastrar na nossa Newsletter que se encontra no rodapé do site.

Como consigo encontrar uma moto boa e barata no leilão?

Para quem é um completo iniciante no assunto, confira as seguintes dicas e consiga realizar um bom negócio:

Leia o Edital de Leilão

Todo leilão possuí um Edital, que é um documento que torna todo o processo válido. É muito importante fazer a sua leitura completa.

Muitas pessoas ignoram a importância desse documento e acabam desconhecendo informações valiosas, como as regras, estado do veículo, data de visitação, etc.

Veja também se existe alguma multa pendente. Evite que o barato acabe saindo caro no final.

Faça a visitação

É fato que os veículos do leilão não podem ser ligados, mas a vistoria presencial ainda é muito importante.

Alguns detalhes fazem toda a diferença e só podem ser observados se o interessado for pessoalmente ver, mas é claro que também dá p/ pedir que alguém de confiança faça isso.

Verificar as condições gerais do veículo, o estado da pintura e até mesmo se as portas estão alinhadas é bastante importante.

Se possível, vá com um mecânico

É claro que nem todo mundo pode levar um mecânico, até porque este profissional com certeza vai cobrar um valor para pagar o seu tempo na vistoria.

Mas quem puder assim fazer, vai ter a oportunidade de pedir p/ quem realmente entende sobre o assunto fazer uma análise de possíveis problemas com base na carroceria por exemplo, já que como mencionado anteriormente, o veículo não poderá ser ligado.

Avalie as gravidades

Como já mencionamos em outros artigos, é possível sim encontrar motos incríveis no leilão e em boas condições de voltar a rodar.

Mas é praticamente impossível encontrar uma moto que esteja 100% preparada somente p/ virar a chave e sair rodando.

As motos que foram apreendidas e estão sob posse do Detran, por exemplo, ficam no mínimo 60 dias paradas no pátio antes de serem leiloadas. Então com certeza a bateria já não vai estar tão boa assim num primeiro momento.

Estabeleça um valor limite de lance

Participar de um leilão de moto pode parecer ser algo bastante empolgante e de fato é. Por isso sempre tenha o valor limite do lance estipulado na sua cabeça de forma que na hora não seja feita uma compra fora do que era esperado.

Não seja impaciente, se os lances atingiram o seu valor máximo, então procure outro lote ou aguarde outro leilão. Muitas oportunidades surgirão!

Não se iluda

Quem pensa em comprar moto usada barata p/ revender, precisa saber que mesmo conseguindo adquirir o bem com 50% a menos do que vale na tabela FIPE, os veículos adquiridos em leilão podem valer um pouco menos na hora de revender devido a sua origem.

De acordo com a opinião de Giuliano Tognetti, autor do blog Lucrando com Leilões, em entrevista com a Revista Auto Esporte, a margem de lucro após descontar todas as despesas pode girar em torno de 10% a 20%.

Aposte em leilões de bancos e financeiras

As motos de bancos e financeiras são aquelas que seus ex proprietários deixaram de pagar as parcelas e por isso, a instituição foi e tomou o bem para si.

Geralmente essas motos se encontram em ótimo estado. Não há como garantir 100%, mas geralmente vale a pena comprar moto usada barata dessa forma.

Atente-se ao dia da retirada

O prazo de retirada da moto consta no Edital de Leilão e é muito importante se atentar ao fato de que se o bem não for retirado no prazo, haverá cobrança de do aluguel diário do pátio.

Normalmente as motos se encontram sem bateria e sem gasolina, além de não poderem rodar ainda devido algum problema mecânico ou de documentação. Fique de olho!

Taxas a serem pagas

Além de pagar o lance do leilão, também é preciso pagar os 5% a título de comissão ao leiloeiro.

Mas atente-se também as taxas administrativas e todos os demais valores que constam no Edital de Leilão.

Leia o e-book Guia Completo para Participar de Leilões

Esse e-book é totalmente gratuito e foi preparado pela nossa equipe com o objetivo de ajudar quem ainda é iniciante sobre o assunto e quer fazer um bom negócio. Ler o Guia Completo para Participar de Leilões.

Comprar moto usada barata no leilão

Temos muitos leitores do nosso blog que realmente estão satisfeitos com as motos ou carros adquiridas em leilões. Por isso se essa é a sua vontade também, comece aprendendo sobre o assunto antes de começar os seus lances.

Temos certeza que estudando sobre o mundo de leilões, será possível conseguir arrematar uma moto barata e em boas condições.

Gostou do artigo?

Aproveite  também e nos acompanhe no Facebook e no Instagram.

* Imagem por Canva.

* Algumas informações retiradas deste artigo foram consultadas na Revista Auto Esporte em junho/2020.

Importante: Este site faz uso de cookies para que você tenha uma melhor experiência. Conheça nossa nova Política de Privacidade.
Scroll to Top