Como solicitar segunda via de CNH: Guia para quem perdeu o documento

Ficamos surpresos ao receber um e-mail com o seguinte conteúdo: como faço para solicitar a segunda via de CNH? O assunto desse e-mail enviando por um leitor do nosso blog era “perdi minha CNH e agora o que devo fazer?

Como mencionamos acima, a nossa surpresa foi em razão de nunca termos escrito sobre esse assunto aqui no blog e também por ser algo tão simples, mas que acaba gerando dúvidas nos nossos leitores.

Como a maioria das pessoas já devem saber, ter o porte da CNH é obrigatório para quem está dirigindo o veículo. A falta desse documento pode acarretar em multa e até mesmo a apreensão dos veículos.

Não queremos que nossos leitores passem por esse tipo de problema e muito menos que fiquem em dúvida sobre como prosseguir diante dessa situação, então vamos ao conteúdo para poder entender melhor.

Solicitar a segunda via de CNH

1- Faça o registro do BO

Antes de começar a pensar na emissão da segunda via de CNH, é preciso fazer o registro do BO. Essa é uma ação que vai ajudar a prevenir que sua CNH caia nas mãos de pessoas mal intencionadas, que podem acabar usando o seu documento.

Se qualquer problema acontecer após o registro do BO, fica muito mais fácil provar legalmente que o titular do documento não esteva ligado a algum crime ou irregularidade.

ANÚNCIO

Uma maneira simples e rápida de fazer o registro do BO é através dos portais online que cada estado possuí. Infelizmente não existe um método único para que todos os brasileiros possam registrar a perda da CNH, por isso é preciso acessar o site oficial do estado responsável pela emissão da sua CNH:

Norte

Acre (site não estava funcionando quando consultado, se voltar inserimos aqui)

Rondônia

Amazonas

Roraima

Pará

Amapá

Tocantins

Nordeste

Bahia

Sergipe

Alagoas

Pernambuco

Paraíba

Rio Grande do Norte

Ceará

Piauí

Maranhão

Centro-Oeste

Mato Grosso

Mato Grosso do Sul

Goiás

Distrito Federal

Sudeste

São Paulo

Minas Gerais

Rio de Janeiro

Espirito Santo (site não estava funcionando quando consultado, se voltar inserimos aqui)

Sul

Paraná

Santa Catarina

Rio Grande do Sul

Atenção: se algum dos sites listados acima não funcionar corretamente, entre em contato com a nossa equipe e iremos retirar o link.

2- Veja os documentos necessários e o posto de atendimento

Geralmente os documentos exigidos para a solicitação de segunda via de CNH é:

  • Carteira de identidade;
  • CPF;
  • Comprovante de endereço;
  • Boletim de Ocorrência (pode não ser obrigatórios em outros estados, mas é altamente recomendado que o BO seja feito).

Para ter certeza sobre quais são os documentos exigidos, é preciso acessar o site oficial do Detran de cada estado e fazer a consulta: ACALAPAMBACEDFESGOMAMTMSMGPAPBPRPEPIRJRNRSRORRSCSPSETO (se alguns desses sites não funcionar corretamente, entre em contato com a nossa equipe).

Muitos estados permitem que a solicitação seja feita online, o que facilita ainda mais a vida de quem não tem muito tempo para ir até um posto de atendimento de forma presencial.

Além disso, no site do Detran também é possível saber onde será a retirada do documento ou se o mesmo vai chegar no endereço do solicitante.

Resumindo a solicitação da segunda via de CNH

Para ficar ainda mais claro, o passo a passo para conseguir a segunda via da sua CNH será:

  • Fazer o Boletim de Ocorrência relando a perda do documento;
  • Verificar qual a documentação necessária junto ao site do Detran do seu estado (veja todos os sites acima);
  • Verificar qual o posto de atendimento presencial ou se é possível fazer a solicitação online;
  • Preencha o formulário de solicitação de segunda via;
  • Pague a guia (é necessário pagar seja presencial ou online);
  • Aguarde o prazo indicado pelo Detran para ir buscar o seu documento ou recebe-lo no seu endereço.

Qual o valor da segunda via da CNH

Cada estado tem autonomia para cobrar pela segunda via deste documento, por isso não há como afirmar um valor X. Mas adiantamos que pode variar entre R$49 até R$175 aproximadamente, podendo ser para mais ou para menos, visto que isso é apenas uma estimativa.

Posso dirigir durante o tempo que estou sem CNH?

Infelizmente não é permitido conduzir veículo sem o porte da CNH, visto que este é um documento obrigatório e mesmo portando o BO, não há como argumentar com a autoridade de trânsito.

Vale ressaltar que nem mesmo o comprovante da solicitação da segunda via de CNH pode ser utilizado como documento para dirigir o veículo.

Nessa situação o melhor a se fazer é esperar a segunda via chegar. Cada estado possuí um tempo para a entrega do documento, por isso vale a pena consultar com o Detran para te certeza.

Alternativa para não ter problemas: CNH Digital

Uma boa alternativa para quem não quer mais ter que passar por problemas devido a falta da CNH, é utilizar a CNH Digital. A versão para celular é tão válida quanto a versão impressa.

Nossa equipe fez um artigo completo explicando como funciona e como solicitar, sendo assim fica o nosso convite para ler todas as informações sobre a CNH Digital.

Gostou do artigo?

Aproveite para nos acompanhar no Facebook e no Instagram, onde publicamos nossas matérias recentes e algumas dicas para os nossos leitores.

* Imagem por Canva.

 

Importante: Este site faz uso de cookies para que você tenha uma melhor experiência. Conheça nossa nova Política de Privacidade.
Scroll to Top