Como ter certeza que um site de leilão é seguro e não cair em fraudes

Saber como ter certeza que um site de leilão online é seguro é algo extremamente importante.

Já que isso vai impossibilitar de que os interessados (as) em realizar lances, acabem caindo em uma fraude.

Como já é de conhecimento de muitas pessoas, os leilões onlines estão ganhando cada vez mais adeptos. Até porque dessa forma é muito mais fácil realizar os lances, já que isso pode ser feito através de um computador em casa, no trabalho ou em qualquer outro lugar.

O fato é que mesmo diante de toda essa popularidade dos leilões onlines, algumas pessoas ainda ficam com receio de realizar o arremate, já que não sabem conferir de fato se aquele site é seguro, se foi desenvolvido por um leiloeiro autorizado ou não.

Então para poder ajudar os nossos leitores com esse assunto, nós reunimos algumas dicas bem legais que vão fazer toda diferença na hora de conferir se um determinado site de leilão é realmente seguro.

Pode ser que você goste:

ANÚNCIO

Leilão de carro apreendido 2020: Como funciona?

Moto de leilão pode rodar? Tire Essa Dúvida e Faça Um Bom Negócio

Como adquirir um veículo de leilão em 2020. O que preciso saber?

O que garante que um site de leilão é seguro?

Como ter certeza que um site de leilão é seguro

Em primeiro lugar é muito importante saber que o Decreto n° 21.981 de 19 de outubro de 1932 foi criado para regulamentar a profissão de leiloeiro no Brasil.

Sendo assim, de acordo com o Art. 1° deste Decreto, o leiloeiro só poderá exercer tal função mediante matricula concedida pelas Juntas Comerciais.

Já o Art. 8 do mesmo Decreto reforça que só poderá exercer as funções de leiloeiro após a fiança ser aprovada e o compromisso ter sido assinado na Junta Comercial.

Dessa forma fica claro para nós que não é qualquer site que pode fazer leilões, mas somente os que são devidamente cadastrados e autorizados pela Junta Comercial de cada estado.

Então uma primeira alternativa é consultar no site da Junta Comercial do seu estado, se o leiloeiro em questão pode executar tais funções.

Como ter certeza que um site de leilão online é seguro?

Além de conferir na Junta Comercial, como foi mencionado acima, nós ainda temos mais algumas dicas que podem ser fiscalizadas facilmente..

Navegue no site

Apesar de parecer uma dica obvia, muitas pessoas ainda se esquecem de navegar pelo site.

Tome como exemplo o site do Notícia Brasileira, se você navegar até o final dessa página vai encontrar os links para páginas como: história do site, política de privacidade, contato e muito mais.

Todo site que realmente se preocupa em passar segurança para o seu leitor, deixa essas informações visíveis em algum lugar.

Visite a história ou a página de “Sobre nós” / “Quem somos” e veja se existe um conteúdo que realmente passe sinceridade.

Leia o edital

Todo leilão precisa de um Edital de Leilão, que é um documento oficial que explica nos mínimos detalhes todas as especificações deste evento, como o leiloeiro responsável, dia e hora, lotes disponíveis, veículos conservados ou para sucata e muito mais.

Os veículos de leilão do Detran, por exemplo, possuem o seu edital no site do Detran de cada estado. É bem simples de conseguir ter acesso a esse documento.

Verifique as reclamações no Reclame Aqui

O Reclame Aqui é um dos maiores portais de reclamações online do Brasil. Nele é possível informar o nome do leiloeiro e verificar as possíveis reclamações existentes.

É importante lembrar que praticamente toda empresa possuí reclamação, até porque não dá para agradar a todos sempre. Mas se atente se as reclamações forem extremamente preocupantes como “Descumprimento de Edital”, por exemplo.

Confira se o site possuí o cadeadinho de segurança

Repare que o Notícia Brasileira possuí um cadeado de segurança ao lado esquerdo da URL. Ao clicar neste cadeado é possível ver se o mesmo é válido ou não.

certficado de segurança noticia brasileira

Verifique se o site do leiloeiro também possuí esse cadeado com um certificado válido. Se o site não tiver essa informação e parecer uma notificação “não seguro”, não se cadastre.

Confira dados como endereço e telefone

Uma outra forma bastante interessante é verificar o endereço da empresa, dessa forma é possível conferir via Google Maps se realmente existe uma empresa no local informado ou ir pessoalmente, se essa alternativa for possível.

Além disso, se tiver contato via WhatsApp ou telefone, converse com algum dos responsáveis.

O Notícia Brasileira realiza leilões?

Não! O nosso site apenas trás conteúdos e informações para os nossos leitores que querem participar de um leilão, mas ainda não sabem exatamente como fazer isso de forma segura.

Além disso, nós sempre divulgamos os leilões que estão acontecendo por todo o Brasil para que os nossos leitores possam ficam por dentro e aproveitar a oportunidade.

Gostou do artigo?

Aproveite  também e nos acompanhe no Facebook e no Instagram.

* Imagem por Canva.

Importante: Este site faz uso de cookies para que você tenha uma melhor experiência. Conheça nossa nova Política de Privacidade.
Scroll to Top