Como consultar a situação do veículo online: método tradicional ou App

Saber consultar a situação do veículo pode ajudar bastante quem quer comprar um carro usado, por exemplo.

Mas também pode ajudar quem quer consultar rapidamente se o seu carro, moto ou caminhão está em situação regular.

Atualmente existem basicamente três maneiras de consultar a placa de um veículo, que é através do site do Detran de um determinado estado; pagando um despachante ou site na internet; ou por fim usando um App gratuito e seguro.

Nós fazemos questão de destacar o fato do App ser seguro porque qualquer tipo de indicação do Notícia Brasileira é devidamente testada antes de chegar até a nossa audiência.

Mas afinal, como consultar a situação do veículos?

Como consultar a situação de veículo online

Como já mencionamos no título do artigo, nós vamos abordar duas alternativas: método tradicional ou App gratuito. Então vamos entender melhor como consultar placa:

Método Tradicional: Site do Detran

Esse é o método tradicional porque é o que a maioria das pessoas conhecem e também é meio disponibilizado pelos órgãos públicos.

ANÚNCIO

Para consultar veículo no site do Detran não tem segredo: https://www.detran.uf.gov.br/. Sendo que “UF” deve ser substituído pela sigla do estado em que o veículo está registrado.

Por exemplo: se eu quero acessar o site do Detran de São Paulo, vou trocar “UF” por SP, que ficaria: https://www.detran.sp.gov.br/. O mesmo vale para todos os estados brasileiros.

Quem preferir, também pode acessar diretamente o site do Detran de acordo com os estados listados abaixo:

ACALAPAMBACEDFESGOMAMTMSMGPAPBPRPEPIRJRNRSRORRSCSPSETO (se alguns desses sites não funcionar corretamente, entre em contato com a nossa equipe).

Cada estado tem um site, por isso o campo de consulta vai ser diferente. Mas geralmente é possível encontrar o campo “Consulte seu Veículo”, “Consultas” e afins.

Via de regra é preciso ter a placa e o Renavam. Alguns estados podem solicitar o chassi do veículo.

App: Placa Fip

Sabemos que nem sempre é possível ter todas as informações do veículo, como o Renavam e o chassi, principalmente se estamos falando da compra de um veículo usado.

As vezes não queremos pedir essas informações para o vendedor, apenas gostaríamos de fazer uma consulta rápida e prática para ver se o veículo está em situação legal ou não.

O App Placa Fip pode ser baixado na Play Store ou App Store. Ele é bastante simples de ser utilizado.

  • Após instalar e acessar o App, o usuário vai se deparar com uma tela como essa e então deverá informar a placa que deseja consultar:
consulta placa fip
Fonte: Print do App Placa Fip
  • Depois de selecionar “Consultar”, já será possível verificar se o veículo está em situação regular ou não. Além de poder conferir a sua cor, licenciamento, modelo, ano e afins.
resultado placa fip
Fonte: Print do App Placa Fip

Consulte o valor da tabela FIPE no App Placa Fip

Um outro ponto bastante interessante do App Placa Fip é a facilidade em consultar o valor do veículo de acordo com a tabela FIPE.

Então ao informar a placa, o próprio App já exibe em vermelho qual é o seu valor (como pode ser visto no último print acima).

É uma ótima maneira de agilizar o processo para quem se interessou em um veículo e quer consultar a sua situação, se os dados realmente conferem e até mesmo se o valor que o comprador está pedindo faz sentido.

Opinião sobre o App Placa Fip

Já adiantamos que não temos nenhum vínculo com o App em questão, apenas testamos e gostamos dos resultados apresentados devido a facilidade de utilizar.

O App está bem avaliado e agrada cada vez mais usuários. Se você tentou baixar e não conseguiu, entre em contato com a nossa equipe.

Gostou do artigo?

Se você gostou de conferir as nossas dicas de como consultar a situação do veículo através do site do Detran e usando o App Placa Fip, aproveite para conhecer também os nossos outros conteúdos e nos acompanhe no Facebook e no Instagram.

* Todas as informações deste artigo foram desenvolvidas após o teste do aplicativo que funcionou corretamente. Qualquer problema nos avise.

* Imagem por Canva.

Importante: Este site faz uso de cookies para que você tenha uma melhor experiência. Conheça nossa nova Política de Privacidade.
Scroll to Top