Consultar situação do veículo no Detran MG: Saiba como conseguir

Verificar a situação do veículo no Detran MG é algo muito importante e que pode evitar até mesmo dores de cabeça para quem está comprando uma moto ou carro seminovo ou usado, por exemplo.

Até algum tempo atrás, era preciso ir pessoalmente até um Detran MG para conseguir consultar a situação do veículo. Mas com o avanço da internet, atualmente não é mais necessário todo esse trabalho.

Atualmente qualquer pessoa que tenha acesso a internet é capaz de verificar: autuações, impedimentos, restrições financeiras, multas e até o ano que foi feito o último pagamento do seguro DPVAT, IPVA e taxa de licenciamento.

De maneira geral o site do Detran MG torna possível a consulta veículo por placa e muitos outros serviços. Acompanhe este artigo para entender melhor sobre este assunto.

Como verificar a situação do veículo no Detran MG

Consultar situação do veículo no Detran MG

Como já mencionado anteriormente, a situação do veículo no Detran MG pode ser consultada através do site do Detran. O interessado (a) pode acessar de qualquer dispositivo (computador ou celular).

Ao acessar o site o Detran (destacado acima) o usuário (a) vai se deparar com a seguinte caixa de informação:

detran mg
ANÚNCIO

Como os campos já sugerem, é preciso informar a placa e o chassi do veículo. Essas informações podem ser encontradas no CRLV – Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo.

Atualmente existe o CRLV impresso como todos já estamos acostumados e o CRLV digital, que o proprietário do veículo pode gerar um PDF e enviar para o interessado na compra, por exemplo.

Após inserir essas informações e clicar em “Avançar” o usuário (a) será direcionado para uma página onde dá para ver as multas do veículo, se o IPVA foi pago e se o veículo está regular de maneira geral.

Consultar veículo roubado MG

Quem está comprando um veículo usado ou seminovo tem que tomar todos os cuidados possíveis e verificar se o mesmo não é roubado, também faz parte disso. A nossa dica é: nunca compre um veículo sem antes saber a situação dele e se o mesmo é roubado.

Ao fazer algumas pesquisas para desenvolver esse artigo da melhor forma possível, vimos que muitos sites indicam consultar se o veículo foi roubado diretamente no site do Detran ou da Polícia Civil.

O fato é que ao acessar esses sites de MG, não conseguimos identificar onde a consulta pode ser realizada, por esse motivo conseguimos encontrar uma forma muito mais simples que é através do App Sinesp Cidadão, que pode ser baixado para iOS ou Smartphone sem nenhuma dificuldade.

Basta baixar e instalar o App, a tela inicial será como essa:

app sinesp cidadão
  • Acesse o App Sinesp Cidadão;
  • Clique em “Veículos”;
  • Informe a placa do veículo;
  • Selecione “Buscar Veículo”.

Feito isso o App irá dizer se existe algum problema relacionado a furto ou roubo.

Consultar veículo roubado com o Olho no Carro

O Olho no Carro é um serviço pago de consulta de veículos, mas a diferença das possibilidades gratuitas é que com este serviço dá para ver outras informações importantes.

Este site possuí um serviço chamado de “consulta completa”, que é a forma que o usuário tem de verificar não só se o veículo foi roubado, mas se o mesmo tem procedência de leilão, indício de sinistro, adulteração de quilometragem, risco de aceitação de seguros, restrições e muitas outras informações que valem a pena considerar antes de realizar a compra.

Endereço e Telefone Detran MG

Quem deseja consultar a situação do veículo no Detran MG de forma presencial também poderá comparar em uma unidade de atendimento.

Para consultar quais são as unidades de cada cidade visite a página do Detran MG: https://www.detran.mg.gov.br/atendimento/unidades-de-atendimento/lista-de-unidades

Quem quiser esclarecer alguma dúvida ainda poderá fazer isso através do telefone 155 usando um telefone fixo. O horário de atendimento é segunda a sexta: 7h às 19h e sábado e domingo: 8h às 15h.

Gostou do artigo?

Nos acompanhe também no FacebookInstagram e no Twitter 😁

* Todas as informações contidas nesse artigo foram retiradas diretamente do site oficial do Detran MG, Olho no Carro e App Sinesp Cidadão em julho/2020.

* Imagem por Canva.

Importante: Este site faz uso de cookies para que você tenha uma melhor experiência. Conheça nossa nova Política de Privacidade.
Scroll to Top