CRLV Digital: Veja como utilizar o documento do veículo no celular

O CRLV Digital é mais um documento que vai poder ser utilizado no celular, facilitando bastante a vida dos brasileiros que não vão precisar ficar carregando a versão impressa.

Para quem não sabe, o CRLV é o Cerificado de Registro e Licenciamento de Veículo, que é um documento obrigatório expedido pelo Detran de cada estado brasileiro.

Todos os estados brasileiros já conseguem solicitar este documento e vale lembrar que a sua utilização é facultativa, pois o documento impresso continua tendo a mesma validade de sempre.

Por mencionar sobre a validade do documento, o CRLV Digital também possuí a mesma validade jurídica da versão física. Sendo assim, quem quer usar dessa facilidade tecnológica já pode começar a usar o App.

Como funciona o CRLV Digital?

CRLV Digital

Assim como o CRLV impresso, a versão digital vai conter todas as informações do veículo, como placa, chassi, renavam e todas os demais dados fundamentais.

Um ponto bastante interessante é que após gerar o documento virtual, o usuário pode acessa-lo outra vez ainda que não esteja conectado a internet.

ANÚNCIO

O App gera um arquivo em formato PDF e é autenticado através de uma assinatura digital. Sendo assim, ainda que o usuário esteja em um local sem rede, consegue mostrar o documento do seu veículo em uma blitz, por exemplo.

O proprietário do veículo ainda pode compartilhar o CRLV Digital com outras 5 pessoas. O compartilhamento é feito diretamente no App, bastando apenas informar o CPF do outro utilizador que também dirige o veículo.

Da mesma forma o proprietário do veículo também pode excluir um compartilhamento, fazendo com que o outro usuário não tenha mais acesso ao documento.

Como baixar e utilizar o CRLV Digital?

Somente poderá usar o CRLV Digital os usuários que já possuem a CNH Digital. Para aqueles que já possuem, basta conferir o passo-a-passo abaixo:

Acessar o App Carteira Digital de Trânsito

Como já mencionado, é preciso baixar o App da CNH Digital ou Carteira Digital de Trânsito (nome oficial no Google Play e App Store) e realizar o cadastro, é bem simples e somente é necessário ter o documento mais atual que possuí um QR Code no verso.

Acessar “Veículos”

“Veículos” é um uma alternativa na página inicial do App Carteira Digital de Trânsito. Ao acessar o usuário poder ver os veículos cadastrados no seu nome e acessar o CRLV Digital sem nenhuma dificuldade.

Outros funcionalidades do App

Além de poder usar a CNH Digital e o CRLV Digital, o usuário também poderá consultar facilmente as suas infrações a nível de infrator e veículo.

Até mesmo infrações passadas e já pagas vão ser exibidas nesse App.

Também é possível consultar sobre as campanhas de educação no trânsito do Governo Federal.

Facilidade e modernização

Como foi possível ver, vários documentos estão ganhando as suas versões digitais para facilitar ainda mais a vida dos brasileiros que vivem a maior parte do tempo com o celular nas mãos.

O CPF Digital também é uma realidade que já pode ser baixada e utilizada normalmente, pois mesmo sendo digital é um documento válido do mesmo jeito.

A maior parte desses documentos não são de utilização obrigatória, como já foi mencionado antes. Mas ainda assim, vale a pena já ir se acostumando com esse novo formato, porque nos próximos anos podemos ver a extinção de documentos impressos.

Gostou do artigo?

Aproveite para nos acompanhar no FacebookInstagram e no Twitter. Caso queira nos enviar uma sugestão de conteúdo, entre em contato com nossa equipe.

* Todas as informações contidas nesse artigo foram retiradas diretamente do site oficial Serpro e também do acesso ao App Carteira Digital de Trânsito.

* Imagem por Canva.

Como solicitar segunda via de CNH: Guia para quem perdeu o documento

Leilão da Receita Federal _

Leilão da Receita Federal: Saiba como comprar quase tudo mais barato