Existe Score mínimo para conseguir cartão de crédito? Mito ou verdade?

O Score é uma ferramenta bastante utilizada por bancos, instituições financeiras e até por lojas. Essa pontuação que vai de 0 a 1000, indica para uma instituição se a pessoa que está solicitando uma linha de crédito tem histórico de boa ou má pagadora.

Em relação a todo esse assunto, será que realmente existe um Score mínimo para conseguir cartão de crédito?

Já logo de início vou responder que toda essa questão de Score mínimo é um mito! Por mais que essa pontuação do Serasa seja um fator de avaliação para aprovação de um cartão de crédito, nem sempre é a informação definitiva. Até porque, algumas pessoas com Score alto também podem ter o seu pedido negado.

Mas de qualquer forma, uma boa pontuação no Score com certeza é algo que pode contar de maneira positiva para a aprovação do cartão de crédito e também de qualquer outro produto financeiro.

Pode ser que você também goste:

Consulta CPF Serasa Grátis: Saiba Como Fazer Pelo PC ou Celular

ANÚNCIO

Consultar CPF no Boa Vista: no site ou no aplicativo

Consultar CPF no SPC: Tutorial completo para consulta gratuita

Score mínimo para conseguir cartão de crédito é um MITO

Score mínimo para conseguir cartão de crédito
Imagem por Serasa Consumidor

Então como já mencionado, essa história de Score mínimo para conseguir cartão de crédito não é verdade. Mas ainda assim, não é por esse motivo que se deve ignorar a importância dessa pontuação, já que ela possuí tanta relevância.

Um cliente de um determinado banco, que possuí o Score baixo, mas tem um bom relacionamento com a instituição, pode conseguir a aprovação de um cartão de crédito perfeitamente.

Já um cliente novo, sem histórico de relacionamento e com o Score alto, pode ter o pedido negado. Isso não é uma regra, mas pode sim acontecer!

SCR (Sistema de Informação de Crédito)

Geralmente, os responsáveis pela emissão de cartão de crédito utilizam outras ferramentas, além da pesquisa do Score, para aprovar ou negar uma solicitação.

Uma dessas ferramentas é o SCR, ligado diretamente ao Banco Central do Brasil. Isso significa, que a instituição que está avaliando o seu crédito, pode ter acesso a outras instituições que já aprovaram crédito para o solicitante.

Através dessa consulta é possível verificar limites de cartões, cheque especial, empréstimo pessoal e contas bancárias.

Além disso, também existe os levantamentos do:

  • SCPC – Serviço Central de Proteção ao Crédito
  • SCP – Serviço de Proteção ao Crédito
  • CCF – Cadastro de Emitentes de Cheque sem Fundo

As dívidas, ainda que pagam, continuam no histórico

Acredite ou não, mas as instituições conseguem ter acesso a todas as dívidas de uma pessoa, inclusive saber se esta foi paga ou não. Em outras palavras, ainda que você já tenha pagado uma dívida, ela ainda pode constar mediante uma consulta.

Bancos, instituições financeiras e lojas podem fazer uma análise completa com base na vida financeira de quem solicita o cartão de crédito. Isso é uma forma de avaliar o risco de autorizar o crédito para uma determinada pessoa!

Dessa forma, ainda que o interessado (a) no cartão de crédito, tenha o nome totalmente limpo, com base nas seu histórico, o pedido pode ou não ser aprovado.

Outro ponto que merece ser destacado, é que essas instituições também conseguem ver as solicitações de crédito feitas por uma pessoa. Por esse motivo, não é adequado ficar pedindo vários cartões de uma vez só.

Considerações finais

De fato não existe Score mínimo para conseguir cartão de crédito, pois um cliente com bom relacionamento com uma instituição, pode conseguir ter o seu pedido aprovado mesmo com essa pontuação baixa.

Ainda assim é sempre interessante buscar por meios para aumentar o Score, pois como você pode ver durante todo esse artigo, é uma pontuação levada em consideração para aprovação de uma série de outras linhas de crédito.

Gostou do artigo?

Se você gostou de saber que o Score mínimo é um mito, deixe o seu comentário abaixo 😀 Compartilhe com a gente a sua opinião. Mas se ainda tiver ficado com alguma dúvida, use esse mesmo campo para deixar a sua mensagem. Em breve a equipe do Notícia Brasileira irá responder!

Aproveite também para para nos acompanhar no Facebook, onde diariamente postamos as nossas notícias mais recentes.

Serasa Antifraude

Serasa Antifraude: Vale a pena? Ajuda aumentar a pontuação Score?

Consultar Score

Consultar Score é totalmente gratuito e também dá para consultar o CPF