Jovem aprendiz: Oportunidade para jovens entre 14 e 24 anos

Muitos jovens entre 14 e 24 anos esperam por uma oportunidade para ingressar no mercado de trabalho e encontram uma certa dificuldade pela falta de experiência profissional. Mas isso pode ser resolvido através do programa de Jovem Aprendiz previsto na Lei 10.097/2000.

A lei prevê que empresas de médio e grande porte façam a contratação destes jovens. O período de trabalho pode durar até dois anos e durante todo esse tempo o jovem recebe a formação por parte da empresa e da instituição formadora responsável. É aprendido a parte teórica e prática;

Os jovens recebem a oportunidade de serem incluídos no primeiro emprego e de desenvolver novas competências para o mercado de trabalho e do outro lado, as empresas contribuem de forma ativa na formação dos novos profissionais que vão tomar frente ao futuro do Brasil.

Jovem aprendiz
Fonte: Canva

O que é o Programa Aprendiz Legal

O Programa Aprendiz Legal ou Jovem Aprendiz, como também é chamado, é totalmente voltado a preparar os jovens para o mercado de trabalho, o que também é previsto na Lei da Aprendizagem (10.097/2000).

Durante o período de contratação, o jovem irá receber o conhecimento teórico e prático para poder vivenciar a rotina real de uma empresa, onde será possível ter experiências novas e únicas.

O objetivo do programa é formar trabalhadores que realmente possam somar no mercado de trabalho e que consigam se desenvolver nos níveis mais altos de suas carreiras. Também há o preparo entre a transição da escola e a vida profissional.

Quais são os cursos oferecidos ao Jovem Aprendiz

ANÚNCIO

Para que o jovem consiga se expor a diversas profissões importantes, o programa conta com alguns cursos que vão somar bastante nesse seu primeiro contato com o mercado de trabalho. São eles:

  • Agronegócio

O jovem poderá participar das operações do agronegócio, que vão desde o preparo das sementes e insumos, até na medição das tecnologias mais avançadas.

  • Aprendiz na Indústria da Carne

jovem aprendiz irá aprender manejar os animais, a fazer o armazenamento e até preparar as máquinas que são utilizadas no processo de produção.

  • Auxiliar de Alimentação: preparo e serviços

Devido ao crescimento do mercado gastronômico no Brasil, existe também uma exigência para que os profissionais estejam cada vez mais qualificados. O jovem aprende a fazer trabalhos desde como atender uma lanchonete, por exemplo e vai até o serviço do cozinheiro geral.

  • Auxiliar de Produção Industrial

O aprendiz irá conhecer os tipos de indústrias diferentes, suas formas de organização; vai saber reconhecer o processo de qualidade; vai aprender procedimentos padrões; e muito mais.

  • Comércio e Varejo

Neste curso será possível aprender como arrumar prateleiras, fazer o atendimento de balcão, sobre vendas, demostrar mercadorias e muito mais.

  • Logística

O aprendiz será preparado para aprender os processos de armazenagem e transporte, além de fazer atividades de planejamento, implementação e controle do fluxo dos bens.

  • Módulo Básico (Mundo do trabalho)

No programa o jovem vai aprender sobre legislação trabalhista, responsabilidade social das empresas, direitos do trabalhador, cultura empresarial, projetos, organização empresarial, saúde e segurança no trabalho.

  • Ocupações Administrativas (CBO e Arco)

Vai ser ensinado como fazer formulários, atender clientes, fazer relatórios e planilhas, prestar apoio logístico e até a área de recursos humanos.

  • Operador de Caixa

O jovem irá aprender como dispor a mercadoria de forma atrativa, como calcular o preço ideal de um produto e vai aprender a controlar o fluxo de caixa, emitir nota fiscal e muitas outras atividades.

  • Operador de Computador

Neste curso será aprendido sobre novas tecnologias de informação e comunicação, quais são os seus impactos no mundo moderno, as possibilidades das tecnologias digitais, segurança de informação e afins.

  • Operador de Telemarketing

jovem aprendiz  vai aprender a fazer o cadastro de clientes, como fazer atendimento, como solucionar problemas ou oferecer serviços e produtos da empresa.

  • Serviços Bancários – Adolescente e Jovem

O aprendiz de 18 24 anos poderão ingressar para o programa nas funções de recepção e expedição de correspondências; atendimento telefônico; auxílio na organização da biblioteca; guarda e contabilização de numerário; e muitas outras funções.

Como participar do Programa Jovem Aprendiz

Para participar é preciso ser jovem de 14 e 24 anos que estão cursando o ensino fundamental ou médio. Os aprendizes portadores de deficiência não possuem idade limite.

Para se inscrever é preciso entrar em contato com a instituição que faz a implementação do Programa Aprendiz Legal dentro do seu estado. A busca pela instituição deve ser feita diretamente no site oficial do programa.

Com certeza essa experiência é totalmente única e capaz de formar grandes trabalhadores que vão fazer a diferença no mercado de trabalho desde a juventude.

QUERO ENVIAR CURRÍCULO NO ATACADÃO AGORA

Leilão de moto online tem Factor 125 com lance inicial de R$350

ZapBank

Conheça o ZapBank a conta digital controlada pelo WhatsApp