Leilão de carro apreendido 2020: Como funciona?

A sua dúvida também é sobre entender como funciona um leilão de carro apreendido em 2020?

Pois saiba que se trata de uma maneira mais barata de adquirir um veículo.

É bem simples e praticamente qualquer um pode participar. Mas, é preciso entender bem como funciona e assim não cair em cilada. 

Bem como muitas pessoas fazem ótimos negócios e ficam satisfeitas com arremate feito, outras acabam se arrependendo um pouco por ter arrematado um carro em condições não tão favoráveis.

Pensando em todas essas dúvidas que giram em torno do assunto sobre leilão, nós da equipe do Notícia Brasileira criamos esse conteúdo afim explicar alguma dúvidas.

Pode ser que você também goste:

ANÚNCIO

Como participar de leilão de carro em 2020: Entenda

Leilão de moto apreendida do Detran: Como funciona? Vale a pena?

Vale a pena comprar veículo de leilão? Conheça os prós e os contras

O que é um leilão de carro apreendido em 2020?

Leilão de carro apreendido 2020

Todo ano o Detran, de todos os estados, realiza um leilão de carro apreendido e em 2020 não vai ser diferente. Mesmo diante dessa terrível crise que estamos vivendo.

Ao longo do ano são feitos diversos leilões com os carros que foram apreendidos. Mas, que carros são esses?

São carros que o Detran apreendeu em alguma operação, pela falta de documentação, por irregularidades nos documentos ou até mesmo multas não pagas. 

Além disso, alguns são carros que sofreram algum acidente. Todos esses carros que são apreendidos podem ser buscados pelos seus donos.

Mas é preciso regularizar todas as pendências dentro de um determinado prazo. Quando isso não é feito, o carro vai parar no leilão. 

Portanto, por ser um carro usado e com pendências, o seu preço acaba sendo mais baixo que o normal, sendo uma excelente oportunidade para quem deseja adquirir um veículo. 

Quem pode participar do leilão de carro?

Praticamente qualquer pessoa pode participar desse leilão, é preciso apenas ter os documentos em dia, como RG e CPF e ser maior de idade ou ser pessoa jurídica.

Passo a passo de um leilão de carro apreendido em 2020

Requisitos básicos

Então, sendo pessoa física maior de 18 anos ou pessoa jurídica, qualquer um pode participar do leilão. Esse evento pode ser feito na internet ou presencialmente. 

Em ambos os casos, a primeira coisa a se fazer é entrar no site do Detran e procurar as informações sobre os Editais de Leilão da sua região. 

Lá é possível encontrar as datas, horários e locais (ou links) da realização do leilão. Além disso, também encontra as informações sobre os veículos que serão leiloados, além das informações do leiloeiro responsável pela organização do mesmo.

Então, tudo que você precisa fazer é comparecer na data e horário estipulados no local ou no site. 

Cadastro para leilões online

Os participantes do leilão online, precisam entrar um pouco antes no site para se cadastrar e fornecer as suas informações pessoais e criar um login e senha no site do leiloeiro.

Atenção: muitas pessoas se confundem e acham que o leilão é feito no site do Detran, mas não é. O próprio Detran insere no edital a informação do leiloeiro responsável.

Arrematante do leilão e pagamento

E então, quem fizer o maior lance leva o veículo. O pagamento deve ser feito de uma vez só, sem parcelas. 

Se for presencial você deverá fazer um cheque. Já se for online, deverá pagar o boleto bancário que será emitido no site do leiloeiro. É realmente bem simples!

Documentação do leilão

Depois, você deve resolver a documentação e transferir o carro para o seu nome. Mas, além disso, deve também regularizar o veículo. 

Para isso, você irá fazer uma vistoria mandatória do carro, consertar o que deve ser consertado e levar os documentos necessários ao Detran e regularizar as pendências. 

Lembrando que dentro do leilão existe a categoria de veículos “com direito a documento” e “sem direito a documento”.

E pronto, o carro é todo seu. Por isso, antes de arrematar o carro, veja bem quais são as suas pendências e se custaria muito caro a sua regularização. 

Geralmente é assegurado o direito de visitação presencial dos veículos no pátio que se encontra, mas não é possível ligar os carros.

Conclusão

Então, agora você já sabe o que é um leilão de carro apreendido em 2020 e como fazer para participar de um. 

Preste bem atenção no site do leiloeiro, assim como nas informações sobre os veículos para fazer um bom negócio. 

Gostou do artigo?

Aproveite também e nos acompanhe no Facebook e no Instagram.

* Imagem por Canva.

* Todas as informações contidas nesse artigo foram desenvolvidas com base no site do Detran-MG em maio/2020.

Importante: Este site faz uso de cookies para que você tenha uma melhor experiência. Conheça nossa nova Política de Privacidade.
Scroll to Top