O nome poderá ser negativado no SPC e Serasa durante a pandemia do Coronavírus?

Ainda não temos informações concretas sobre quando essa crise (e pesadelo) causado pelo Coronavírus vai passar para que possamos voltar as nossas vidas como era antes. Diante disso, também surge a dúvida se o nome poderá ser negativado no SPC e Serasa durante a pandemia do Coronavírus.

Já estamos no segundo mês de isolamento e a maioria dos brasileiros estão vivendo com aquela sensação de não saber qual será o futuro, seja para daqui alguns dias, semanas ou meses. Toda essa questão também diz respeito a capacidade de pagar as contas normalmente.

Muitos trabalhadores informais não podem mais trabalhar como antes, assim como outros foram demitidos e muitos donos de empresas estão sem ter nenhum faturamento ha mais de um mês.

Durante todo esse período, sabemos que muitos brasileiros que sempre pagaram suas contas em dia, simplesmente não vão conseguir fazer isso agora. Mas será que o nome e CPF serão negativados junto aos órgãos de proteção ao crédito?

Pode ser que você também goste:

Consulta Online De CPF Sem Custo (Tutorial Completo e Simples)

ANÚNCIO

Consulta CPF Serasa Grátis: Saiba Como Fazer Pelo PC ou Celular

Cartão de Crédito Digio, vale a pena? Veja as informações

Nome poderá ser negativado no SPC e Serasa durante a pandemia do Coronavírus?

nome poderá ser negativado no SPC e Serasa durante a pandemia do Coronavírus
Imagem por Canva

De acordo com a Associação Nacional dos Bureaus de Crédito (ANBC), o prazo para negativação nos órgãos de proteção ao crédito deverá passar de 10 dias, para 45 dias, como uma forma de dar um tempo maior para que os trabalhadores possam retomar com as suas atividades e quitarem as suas contas.

Além disso, na semana retrasada nós publicamos uma matéria falando sobre o Projeto de Lei 889 de 2020, que foi proposto pelo Senador Angelo Coronel (PSD/BA) que tem como objetivo a suspensão da negativação durante a vigência do decreto de calamidade pública e nos 90 dias que se seguirem a ele. O fato é que o projeto de lei foi aprovado pela Câmara e agora segue em análise pelo Senado Federal.

Então a resposta para a pergunta inicial é NÃO. O nome não poderá ser negativado rapidamente como era antes da pandemia. Mas de qualquer forma, é preciso aguardar maiores novidades sobre o assunto para que a gente saiba dizer se será a negativação vai ocorrer após 45 dias ou mais, como prevê o projeto de lei.

Linhas de crédito durante a crise

Muitas instituições financeiras estão flexibilizando o pagamento das suas linhas de crédito. Alguns dos grandes bancos pausaram as parcelas do financiamento imobiliário por exemplo.

Todas essas medidas visam ajudar a vida do trabalhador brasileiro que está preocupado em continuar mantendo o pagamento das suas contas sempre em dia.

Já no caso do pagamento da fatura de cartão de crédito, o Nubank baixou a taxa de juros para o parcelamento da fatura, enquanto o Banco Inter flexibilizou o pagamento para 60 dias sem juros.

De qualquer forma, na dúvida a melhor alternativa é entrar em contato com o SAC do seu banco para verificar quais são as possibilidades oferecidas.

Dica: mesmo que você esteja sem dinheiro para cumprir com o pagamento de uma fatura de cartão de crédito, ligue no banco e explique a situação. Simplesmente deixar de pagar, pode não ser uma boa alternativa.

Gostou do artigo?

Se você gostou desse artigo, deixe o seu comentário ou a sua dúvida abaixo 😁 Aproveite também para nos acompanhar no Facebook, onde diariamente publicamos as nossas mais recentes matérias.

* Todas as informações contidas nesse artigo foram feitas com base em atualizações de informações que já havíamos publicado anteriormente. Qualquer novidade sobre o assunto será divulgada.

3 thoughts on “O nome poderá ser negativado no SPC e Serasa durante a pandemia do Coronavírus?”

Comments are closed.

Importante: Este site faz uso de cookies para que você tenha uma melhor experiência. Conheça nossa nova Política de Privacidade.
Scroll to Top