Obter o cartão de CPF Digital: Baixe o documento da Receita Federal

O cartão de CPF Digital já é uma realidade e está disponível para os brasileiros no Google Play e App Store.

De acordo com o portal oficial de notícias do Governo Federal, o app vai ter também a funcionalidade de um chatbot que vai ajudar o cidadão no preenchimento da Declaração de Imposto de Renda Pessoa Física 2020.

O app do CPF Digital vai conter esclarecimentos para as dúvidas sobre como preencher a declaração, consultas sobre a restituição, prazo para apresentação, possíveis multas por atraso, carnê leão e afins.

E um ponto muito importante: o documento digital vai ter a mesma validade que as outras versões impressas. Veja como utilizar essa facilidade.

Pode ser que você também goste:

Consultar Score é totalmente gratuito e também dá para consultar o CPF

ANÚNCIO

Consulta CPF Serasa Grátis: Saiba Como Fazer Pelo PC ou Celular

CNH Digital: Todas as informações sobre o assunto

Como utilizar o CPF Digital?

cpf digital
Imagem por Play Store

1- Baixe o app “CPF Digital” no Google Play ou App Store;

2- Leia as informações e clique em “entendi”;

3- Informe o seu CPF e sua data de nascimento;

4- Clique em “Próximo”;

5- Leia os termos e concorde;

6- Tire uma selfie conforme indicado no processo de “Prova de Vida”;

7- Crie um código PIN e clique em “Aceitar”;

8- Pronto! O CPF Digital está devidamente feito.

Quem poderá utilizar o app?

As pessoas físicas que tenham feito o cadastramento biométrico no momento em que foi emitido ou feito a renovação da Carteira Nacional de Habitação (CNH), pois o aplicativo da CNH Digital exige a identificação biométrica.

Outras informações

O presidente do Serpro, Caio Mario Paes de Andrade disse que esse aplicativo abre uma porta importante para que os cidadãos tenha acesso a serviços públicos.

Destacamos também o fato de que o uso do CPF Digital é facultativo, sendo assim ninguém será obrigado a baixar e fazer a sua utilização agora.

Mas por outro lado, quem puder fazer a instalação é usar essa nova tecnologia já poderá ir se adaptando com a nova realidade.

Não só o CPF ganhou a sua versão digital, mas a CNH e a carteira de trabalho também. Dessa forma conseguimos ver claramente que o Brasil caminha para a digitalização dos documentos, de forma que todos os brasileiros tenham acesso aos mesmos de forma mais simples.

Baixar o app no Google Play

Baixar o app na App Store

* Todas as informações contidas neste artigo foram retiradas do site Governo Federal em junho/2020. Qualquer novidade sobre o assunto será publicada aqui.

Importante: Este site faz uso de cookies para que você tenha uma melhor experiência. Conheça nossa nova Política de Privacidade.
Scroll to Top