Solicitar aposentadoria: Veja como fazer o seu pedido agora

ANÚNCIO

Desde o ano de 2018 já é possível solicitar aposentadoria através do Meu INSS. Utilizando somente um dispositivo móvel ou computador o cidadão tem acesso a diversos serviços como o extrato do CNIS, extrato do pagamento do benefício e diversos outros.

Cada período trabalhado e a contribuição realizada podem fazer uma grande diferença na hora da aposentadoria, portanto antes de solicitar aposentadoria no INSS, o trabalhador deve verificar o seu CNIS (Cadastro Nacional de Informações Sociais) e ver se está tudo correto.

ANÚNCIO

Neste artigo iremos esclarecer tudo sobre como solicitar aposentadoria, veja como funciona o Meu INSS, quais são os documentos necessários para realizar a solicitação e muito mais mais informações sobre esse assunto.

Solicitar aposentadoria

Meu INSS

O Meu INSS foi criado pela Previdência Social no ano de 2018. Esse site é uma plataforma onde são disponibilizados diversos serviços previdenciários que estão à disposição dos segurados.

A plataforma foi criada para diminuir o número de pessoas nas agências, sem contar que o atendimento online é muito mais prático, pois não é necessário sair de casa e enfrentar grandes filas.

ANÚNCIO

Todo o processo para solicitar aposentadoria pode ser realizado totalmente online, o que já adianta muito no processo de concessão do benefício. Além disso, a plataforma é bastante intuitiva, o que torna a navegação muito mais simples.

Documentos necessários para solicitar aposentadoria

Para conseguir solicitar aposentadoria é necessário ter em mãos todos os documentos necessários. Na verdade, como tudo será realizado de forma online, os documentos devem estar em pdf no computador ou celular.

Existem diversos aplicativos disponíveis para celular que realizam essa digitalização, basta tirar uma foto e transformá-la em um documento digitalizado. Os aplicativos mais indicados são o CamScanner e iScanner. 

Veja agora quais são os documentos necessários para conseguir solicitar aposentadoria.

Carteira de trabalho

Esse documento é solicitado a fim de comprovar os seus vínculos de trabalho durante toda a vida. A carteira de trabalho é indispensável na hora de solicitar aposentadoria, pois existem alguns vínculos trabalhistas que não estão no CNIS, mas é possível provar a partir da carteira de trabalho.

Sugerimos que o cidadão verifique se todos os vínculos estão na Carteira de Trabalho. Caso contrário, será necessário solicitar para os seus antigos empregadores fazerem as anotações corretas dos períodos que não estão disponíveis no documento.

Documentos pessoais de identificação

Esse é um requisito básico para solicitar aposentadoria, pois o INSS aceita como documento de identificação a identidade (RG) que possua o número de CPF incluso. Caso o RG não possua o CPF, o cidadão deverá anexar algum tipo de comprovante que possua esse número juntamente com seu nome completo. Também é possível utilizar a CNH (Carteira Nacional de Habilitação).

Comprovante de residência

Esse documento serve para garantir onde o cidadão mora, para ver se é um endereço realmente válido no território brasileiro.

CNIS

O CNIS é responsável por comprovar todas as contribuições realizadas para o INSS, inclusive o valor dos salários de contribuição, pois isso pode afetar diretamente no valor oferecido na aposentadoria, sendo assim é um documento muito importante para solicitar aposentadoria.

É de grande importância verificar todos os valores desse documento para ver se realmente estão corretos. Caso contrário, o cidadão deve solicitar uma retificação para o INSS nas informações contidas no CNIS (possua documentos que comprovem o que diz).

Requerimento por escrito

Esse documento não é obrigatório, porém possui uma grande importância na hora de solicitar a aposentadoria. O requerimento por escrito é basicamente um guia para os servidores do INSS que irão analisar a solicitação de aposentadoria.

Neste documento, o cidadão deve informar quais foram os seus objetivos com cada um dos comprovantes que foram reunidos no requerimento de aposentadoria.

Comprovantes de períodos de atividade especial, rural ou no exterior

Estes comprovantes são de grande importância para conseguir solicitar aposentadoria. Nossa recomendação é que o cidadão realize um reconhecimento das atividades rurais, especiais e os períodos de atividade exercida no exterior antes mesmo de iniciar o requerimento da aposentadoria.

Esse reconhecimento é realizado através do INSS ou pela justiça. Com todos os períodos de trabalho “não convencionais” já reconhecidos, basta juntar todos eles, a solicitação de aposentadoria e o cidadão não terá nenhum tipo de problema.

Como solicitar aposentadoria através do Meu INSS no computador

No exemplo que vamos mostrar aqui, a solicitação da aposentadoria será por tempo de contribuição. Veja agora o nosso passo a passo:

  1. Acesse o site do Meu INSS e clique em “Entrar”;
  2. Digite o seu CPF e a senha (lembrando que é necessário já ter realizado o cadastro anteriormente);
  3. Após inserir os seus dados, clique na opção “Pedir aposentadoria”;
  4. Clique na modalidade de aposentadoria que você deseja;
  5. Caso apareça uma tela pedindo para atualizar os seus dados, não deixe de atualizar. É muito importante que o INSS tenha acesso a todas as informações corretamente para disponibilizar a aposentadoria;
  6. Após responder todas as perguntas, será exibido uma outra pergunta para a reafirmação da DER, clique em “Sim”;
  7. Preencha todas as informações solicitadas e anexe os documentos;
  8. Depois disso, uma tela será exibida onde será necessário informar o CEP;
  9. Escolha a agência bancária em que deseja receber a aposentadoria;
  10. Uma tela com todo o resumo do seu pedido será exibida, basta confirmar que todas informações inseridas são verdadeiras e clicar em “Avançar”;
  11. Pronto! A sua aposentadoria já foi solicitada.
Colocar senha em app

Colocar senha em app: Veja quais são os melhores aplicativos