Vale a pena comprar veículo de leilão? Conheça os prós e os contras

Saber se vale a pena comprar veículo de leilão é algo bastante interessante a quem busca economia na hora de adquirir um bem.

Mas por outro lado também não quer fazer um mal negócio por falta de experiência e conhecimento sobre um determinado assunto.

Como você já deve saber, o leilão de veículos é uma venda pública de carros e motos que foram apreendidos, recuperados de leilões, de montadoras, seguradoras ou de empresas que estão trocando de frota, por exemplo.

Adiantamos que para fazer um bom negócio é muito importante entender como funciona um leilão, porque assim as chances de arrematar um veículo que possuí um bom histórico e condições de uso são bem maiores.

Pode ser que você também goste:

Leilão de moto usada em 2020

ANÚNCIO

Como comprar moto usada barata: Dicas valiosas

Como ter certeza que um site de leilão é seguro e não cair em fraudes

Por que os veículos vão a leilão?

Vale a pena comprar veículo de leilão

Saber se vale a pena comprar veículo de leilão é tão importante quanto entender por qual motivos eles chegam até nesse estágio. Inclusive é entendendo essa questão que pode favorecer que um bom negócio seja feito.

Como já mencionado anteriormente, alguns veículos podem ir a leilão em razão da falta de pagamento das parcelas do financiamento. As instituições financeiras que concedem o crédito fazem a apreensão dos veículos mediante a inadimplência.

Também pode acontecer do proprietário não conseguir quitar as dívidas do seu carro e moto e assim, não fazer a sua retirada do pátio do Detran.

Outro fator que pode fazer um veículo ir à leilão é quando a seguradora faz a recuperação em razão de roubo, furto ou acidente.

Vale a pena comprar veículo de leilão: principais prós e contras p/ responder essa dúvida

Vantagens

  • É possível encontrar veículos que custam entre 30% até 50% menos do seu valor de mercado;
  • O arrematante não paga IPVA atrasado do veículo, porque o valor arrecado do leilão quita essas dívidas;
  • Se o veículo estiver conservado e com boa mecânica, o custo x benefício é excelente;
  • Geralmente é permitido fazer a visitação ao veículo para avaliar o seu estado atual e possíveis avarias;
  • Geralmente os veículos recuperados de financiamentos tendem a ser melhores (não é uma regra), já que na maior parte das situações o ex proprietário apenas não teve mais condições financeiras de pagar as parcelas;
  • A praticidade de fazer lances na modalidade online é absurda, já que os arrematantes poderão realizar os seus lances de casa.

Desvantagens

  • O valor do lance deve ser pago à vista;
  • Não é permitido ligar o veículo ou fazer uma averiguação detalhada com um mecânico;
  • Em alguns casos a seguradora pode se negar a fazer o seguro do veículo ao pesquisar o seu histórico e verificar que sua origem é de leilão;
  • A falta de conhecimento na hora de avaliar os veículos e acabar arrematando um bem que o conserto fica extremamente caro.

5 Dicas p/ fazer um bom negócio no leilão de veículos

Nessa altura você já deve ter a sua opinião formada se vale a pena comprar veículo de leilão. De modo geral a opinião do Notícia Brasileira é que vale sim, desde que o interessado (a) estude sobre o assunto, faça a leitura completa do Edital de Leilão e se prepare para esse evento, porque muitos bons negócios são feitos todos os anos.

Com o objetivo de ajudar ainda mais, reunimos algumas dicas que podem ajudar quem quer arrematar um bom veículo:

1- Visitação presencial

A visitação ao pátio onde o veículo se encontra é bastante importante, pois por mais que análise não possa ser feita nos mínimos detalhes mecânicos, ainda é possível avaliar as condições estruturais do carro ou moto.

Todos os leiloeiros exibem as fotos reais dos lotes, mas nada como ver com os próprios olhos, concorda?

2- Tenha um valor limite

Mesmo o leilão online pode causar alguns sentimentos e emoções que acabam atrapalhando na hora de fazer um bom negócio.

Por isso estabeleça um limite máximo do lance e não ultrapasse aquilo. Não se apresse, porque sempre existem leilões acontecendo e seria um grande erro dar um lance maior do que o possível somente para ser arrematante vencedor.

3- Não se iluda no primeiro leilão

Se você é iniciante e ainda que queira um veículo de uso próprio, se preocupe mais em aprender do que arrematar.

Como já foi mencionado acima, haverá outros leilões com veículos de todos os tipos e modelos variados, por isso aprenda o funcionamento do negócio e se não der para ser o arrematante logo de primeiro, é só partir para o próximo.

4- Verifique as taxas e condições gerais

Geralmente o leiloeiro cobra uma taxa de 5% sobre o valor do lance dado. Além disso, existem outras taxas administrativas que precisam ser de conhecimento dos interessados (as).

5- Acompanhe o nosso blog e redes sociais

Sempre divulgamos notícias de leilões abertos e dicas que ajudam as pessoas que querem arrematar um veículo. Então nos siga no Facebook e no Instagram.

Vale a pena comprar veículo de leilão na modalidade online?

Muitas pessoas também ficam em dúvida se vale a pena participar de um leilão online ou eletrônico, como também é chamado. Mas o fato é a maioria dos leilões são feitos nesta modalidade, o que significa que os interessados (as) deverão se cadastrar no site do leiloeiro responsável e criar um login e senha. Feito isso, basta realizar os lances nos lotes disponíveis.

O maior propósito do leilão online é principalmente reduzir custos e conseguir através dos bens arrematados o dinheiro para eliminar as dívidas de multas e financiamento do ex proprietário.

Como já é de se imaginar, o maior lance vence o leilão online (assim como é no presencial), bastando apenas os participantes realizarem os seus lances via a plataforma digital.

Como funciona o leilão de carro e moto online?

Todo leilão funciona de forma bastante parecida, mas é importante ter conhecimento que esse evento é totalmente regido pelo Edital de Leilão e por isso é tão importante fazer a leitura completa deste documento.

É no Edital de Leilão que vão estar todas as informações que os participantes precisam saber antes de realizarem seus lances.

Os interessados (as) vão encontrar neste documento detalhes sobre o estado do veículo, a sua origem, o valor da dívida em financiamento, formas de pagamento e a descrição completa de toda as etapas do leilão.

Sempre que existir alguma dúvida sobre um leilão em especial, muito provavelmente a resposta vai estar no Edital.

Quem pode participar do leilão de veículos?

Pode participar as pessoas físicas com mais de 18 anos e as pessoas jurídicas, ambas não podem ter restrição jurídica de qualquer natureza.

Tudo o que é necessário fazer é se atentar as datas do leilão, se cadastrar no site do leiloeiro e entrar na disputa do bem.

Como consultar se um site é de fato autorizado a fazer leilão e não é uma fraude

É muito importante verificar se o leiloeiro em questão é de fato autorizado, de forma que assim se exclua o risco de acabar caindo numa fraude.

Você pode conferir no site www.leilaoseguro.org.br os leiloeiros certificados e até mesmo as URL dos sites que cometem fraudes.

Além disso, é possível navegar pelo site do leiloeiro e conferir informações como endereço físico, telefone, CNPJ e o nome dos responsáveis pela operação.

Todo leiloeiro precisa estar registrado na Junta Comercial do seu estado e assim, também é possível fazer essa consulta junto ao site deste órgão.

Gostou do artigo?

Se você gostou desse artigo ou se ainda tem alguma dúvida sobre o assunto, deixe o seu comentário abaixo 😁 Nós da equipe do Notícia Brasileira temos o compromisso de responder todas as perguntas.

* Imagem por Canva.

* Todas as informações contidas nesse artigo foram retiradas da experiência da equipe do Notícia Brasileira e também com consulta ao Leilão Seguro, que é uma entidade que reúne as maiores operadoras de leilões de veículos do Brasil. Diante da necessidade de alteração, o conteúdo poderá ser atualizado.

Importante: Este site faz uso de cookies para que você tenha uma melhor experiência. Conheça nossa nova Política de Privacidade.
Scroll to Top